segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ARTUR CIMIRRO - Pianista nascido em Bagé-RS e residente em São Carlos-SP - Conheça a biografia de Artur Cimirro e acesse o seu site para acompanhar atualizações de suas criações e apresentações - Compositor musical e pianista - "Ao longo de seus estudos Artur Cimirro desenvolveu uma técnica interpretativa que batizou de "Sistema de Interpretação Científica" onde as obras são analisadas levando em consideração fatores históricos que envolvem compositor e obra unidos à uma leitura fiel da partitura dentro de um contexto composicional (contrapontístico/harmônico/analítico)"



RECITAL DE PIANO DE ARTUR CIMIRRO 22/11/2013



TEATRO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS “DR. ALDERICO VIEIRA PERDIGÃO”

22 de Novembro de 2013 às 20:00 horas - ENTRADA GRATUITA
A apresentação do pianista em São Carlos foi especialmente preparada para que ele possa incentivar a cultura erudita e demonstrar porquê a arte feita com qualidade não possui fronteiras. No repertório, obras virtuosísticas dos gênios do passado, além de composições do próprio Artur Cimirro.

BIOGRAFIA DE ARTUR CIMIRRO
Nascido em 1982, em Bagé-RS, Artur Cimirro iniciou seus estudos musicais de forma autodidata com violão (1995). Seu primeiro contato com o piano aconteceu em 1996, e a partir de 2001 dedicou-se a este instrumento.
Entre os anos de 2003 e 2004, fez aulas com o Maestro Leandro Menezes Faber e participou de master classes com diversos pianistas.

Artur Cimirro tem se apresentado em vários estados do Brasil e em países como: Espanha, Alemanha, França, Suíça, Polônia, Bulgária, Nova Zelãndia e Australia a convite de Festivais Internacionais e Universidades de Música.
O Foco de seus estudos é o repertório virtuose das Paráfrases de Liszt às Sonatas de Sorabji. Também seu repertorio versa sobre obras que vão do barroco Dietrich Buxtehude até compositores vivos como Allan Crossman, Samuel Peruzollo Vieira, entre outros, o que resulta numa lista de mais de 200 nomes de compositores, incluindo os grandes mestres Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, etc.

Ao longo de seus estudos Artur Cimirro desenvolveu uma técnica interpretativa que batizou de "Sistema de Interpretação Científica" onde as obras são analisadas levando em consideração fatores históricos que envolvem compositor e obra unidos à uma leitura fiel da partitura dentro de um contexto composicional (contrapontístico/harmônico/analítico).

Em 2008, foi o primeiro estrangeiro a ganhar na Polônia o “V Konkurs na Projekt Nagraniowy Zapomniana Muzyka Polska” com o projeto para gravação de CDs com a obra completa do compositor virtuose Carl Tausig (1841-1871).

Em 2009 a crítica musical o comparou aos maiores ícones da música virtuosística para piano como Liszt, Cziffra e Horowitz. Em 2010 recebeu no Rio Grande do Sul o troféu “Bravo – Álvaro Godoy” em reconhecimento à sua trajetória como pianista no Brasil e no exterior.

Em 2011 foi convidado pela Stuart & Sons Handcrafted Pianos para fazer gravações e recitais na Oceania, o resultado deste trabalho é o CD e DVD "Cimirro plays Stuart & Sons in Terra Australis" e uma segunda turnê realizada em 2012.
Walter Aiub produz em 2013 o documentário "ARTUR CIMIRRO" com apresentação de fotos raras, vídeos de recitais, ensaios e uma longa entrevista realizada com o pianista/compositor.
A partir de 2014, Artur Cimirro participará anualmente como professor convidado de piano e história da música na Academia Gnessin de Moscou.
Artur Cimirro é compositor e arranjador, e até agora possui um grande número de obras. Uma lista completa de seus trabalhos está disponível nesta webpage:

Cimirro é Editor-Chefe da revista digital de música OPUS DISSONUS onde atua também como crítico de arte.

Serviço:
RECITAL DE PIANO – ARTUR CIMIRRO  - 22 de Novembro de 2013 às 20:00 horas
TEATRO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS “DR. ALDERICO VIEIRA PERDIGÃO”
Endereço Rua Sete de Setembro 1735
ENTRADA GRATUITA
Classificação etária: livre - Duração: 90min


Eventos e Atividades Sanca

Para você receber em seu email as notificações deste blog, inscreva-se no Grupo Eventos e Atividades Sanca - Para aparecer a opção de participar, antes faça login com sua conta do Google.

Um comentário:

  1. Muito bom! Parabéns pela página. Com certeza este recital fará tanto sucesso quanto o do ano passado em que ele se apresentou neste mesmo teatro. Apenas uma correção: este artista é nascido em Bagé/RS. Mora em São Carlos há 4 anos.

    ResponderExcluir

Nos primeiro dias os comentários são liberados.

Use para informar sobre eventos e atividades para os próximos dias !!

Comente !!